21 mai

Resolvendo de vez o problema com o plugin Contact Form 7 na Locaweb

Categoria: - Comentários (75)

WordPress - Contact Form 7

WordPress – Contact Form 7

Gente! Quase morri do coração, na semana passada, quando fui fazer o teste de envio de um formulário, onde eu usei o plugin Contact Form 7, em um site hospedado na #Locaweb.

Eu já havia lido que várias pessoas tinham problemas com o plugin e que a solução, proposta pela própria Locaweb, em seu FAQ, era alterar uma linha de um dos arquivos do core do WordPress.

Bom, na minha opinião, eu não seguiria esta solução. Nunca devemos alterar o core do WordPress, porque a cada atualização do sistema, todas as modificações são perdidas — a não ser que você seja uma pessoa hiper organizada e que se lembre de refazer as alterações após cada atualização.

Mas cá entre nós, este não é um trabalho muito legal, né? Enfim, chega de blá, blá, blá … Pra quê sofrer? Tenho duas sugestões que podem resolver de vez os nossos problemas com o plugin Contact Form 7 em sites hospedados na Locaweb:

1) Usar um plugin para que os envios, feitos pelo WordPress, sejam feitos via SMTP, ao invés de usar a função wp_mail(), com  as configurações de SMTP da própria Locaweb.

2) Usar um plugin para que os envios, feitos pelo WordPress, sejam feitos via SMTP, com  as configurações de SMTP do Gmail.

Como você percebeu, para ambas as soluções, iremos precisar instalar um plugin de SMTP. Eu recomendo o WP Mail SMTP.

Baixe o plugin WP Mail SMTP direto do repositório (gente, cuidado com plugins que não fazem parte do repositório, ok? Prefira sempre os que estão lá, porque são mais garantidos): http://wordpress.org/extend/plugins/wp-mail-smtp/

Usando as configurações do SMTP da Locaweb:

1) Vá até a página de configurações do plugin WP Mail SMTP – Configurações > Email – e faça a seguinte configuração:

  • Em From Email, você coloca o e-mail que fará os envios, no caso um e-mail do seu domínio. É necessário que o e-mail tenha @seudominio.com.br para que tudo funcione.
  • Em From Name, você coloca o seu nome ou o nome do site ou qualquer coisa que queira que apareça nos e-mails que serão enviados, geralmente eu coloco o nome do site.
  • Em Mailer, você diz se quer usar SMTP ou Mail; marque a opção Send all WordPress emails via SMTP.
  • Em SMTP Host, você coloca o endereço do servidor de SMTP da Locaweb: smtp.SEU_DOMINIO.com. (trocando SEU_DOMINIO pelo domínio do seu site)
  • Em SMTP Port, você coloca a porta 587.

Usando as configurações do Gmail:

1) Em primeiro lugar, tenha um Gmail. Acho que isso, hoje em dia, todo mundo tem. Se você ainda não tem, então seu mundo é limitado!

2) Vá até a página de configurações do plugin WP Mail SMTP — Configurações > Email – e faça a seguinte configuração:

  • Em From Email, você coloca o e-mail que fará os envios, no caso o seu e-mail do Gmail.
  • Em From Name, você coloca o seu nome ou o nome do site ou qualquer coisa que queira que apareça nos e-mails que serão enviados, geralmente eu coloco o nome do site.
  • Em Mailer, você diz se quer usar SMTP ou Mail; marque a opção Send all WordPress emails via SMTP.
  • Em SMTP Host, você coloca o endereço do servidor de SMTP do Gmail: smtp.gmail.com.
  • Em SMTP Port, você coloca a porta 587.
  • Em Encryption, você marca a opção Use TLS encryption. This is not the same as STARTTLS. For most servers SSL is the recommended option, isso é importante para que tudo funcione corretamente, ok?
  • Em Authentication, você seleciona a opção Yes: Use SMTP authentication, isso também é importante para que tudo funcione.
  • Em Username, você coloca o seu e-mail do Gmail, SUA_CONTA@gmail.com.
  • Em Password, é meio óbvio, né? A senha do seu e-mail do Gmail :-P
  • Na configuração do seu formulário, no Contact Form 7 – menu Contato – você deve colocar o seu Gmail como o e-mail que receberá as mensagens do seu formulário, no box Mail, campo Para, da tela de configuração do seu formulário (veja a imagem abaixo).
Configuração do Contact Form 7

Configuração do Contact Form 7 (clique na imagem para ampliar)

Salve tudo e depois efetue um teste rápido. Na própria página de configuração do plugin, tem um Send a Test Email. Se tudo estiver certo, você receberá o e-mail de teste enviado pelo plugin.

Tudo isso pode não ser muito bacana, mas enfim, eu ainda não achei uma forma de alterar o return-path do PHPMailer usando algum tipo de hook. Talvez até fosse interessante reportarmos essa dificuldade pro pessoal do desenvolvimento do WordPress. Se eu achar outra solução eu posto aqui no site pra vocês! :-)

Beleza pessoal? Essa foi a dica de hoje e espero que ajude bastante gente, que como eu, passou por este mesmo problema.

Um abraço e até a próxima! :-)

Comentários ( 75 )

  • Cintia

    Eu li esse post porque tive dificuldade para fazer o meu formulário enviar os e-mails adequadamente e não encontrava nada dentro do site da locaweb (meu servidor) que eu julgasse ser capaz de resolver sozinha, mas com muita insistência, encontrei dentro de um tutorial um plugin que já faz as configurações automaticamente. é só instalar, ativar e depois configurar o contact form 7 com os e-mails do seu domínio dentro da locaweb.
    Agradeço ao wpmidia pelo espaço e pela dica, pois foi meu ponto de partida.
    Para ajudar quem estiver na mesma situação que eu, segue o link da locaweb para download do plugin que configura o return-path:
    http://wiki.locaweb.com/pt-br/Como_configurar_o_Return-path_no_Wordpress_na_Locaweb

    Espero ter ajudado!

  • Maurílio Novais

    Boa dica, parabéns!

  • João Carlos

    Sucesso! Deu certo! Obrigado e abs!

Envie seu comentário

Resize-me!