18 jul

Como usar os “Pointers”

Categoria: - Comentários (1)

Como usar os "Pointers"

Como usar os “Pointers” (clique na imagem para ampliar)

Vocês conhecem os “Pointers”?

Pointers ou Admin Pointers são aqueles “balõezinhos” que foram introduzidos na versão 3.3 do WordPress. A princípio confesso que me incomodou um pouquinho, mas ainda bem que quando clicamos no link “dispensar” eles desaparecem.

Os Pointers podem ser bem úteis para os desenvolvedores de temas e plugins. Seu código-fonte pode ser encontrado em wp-includes/js/wp-pointer.js, o que sugere que o recurso pode ser usado fora do painel administrativo também!

Hoje eu vi a necessidade de usar este recurso num projeto em que estou trabalhando e agora eu quero compartilhar com vocês o código que achei.

Usando pointers em seus temas e plugins

Primeiro, o que você precisa fazer, é abrir o arquivo functions.php do seu tema ativo. Coloque o código a seguir:

Entendendo o código

Primeiro a gente tem que chamar os arquivos nativos (script e estilo) do wp-pointer através do hook admin_enqueue_scripts:

Na função wpmidia_pointer_enqueue_scripts fazemos uma pequena verificação para ver se o usuário logado já clicou no link “dispensar”, ou seja, se o usuário já desativou o Pointer.

Se a chave “show_wpmidia_pointer” for encontrada no array $dismissed, isso quer dizer que o usuário não quer mais ver o Pointer, caso contrário, $enqueue = true e eu ativo o script!

Se $enqueue = true, eu chamo os scripts nativos

A função wpmidia_pointer_footer_scripts() cria e ativa o Pointer. Note que um dos parâmetros do script é quem faz o Pointer desaparecer

Uma requisição Ajax envia o comando para o WordPress, adicionando a chave “show_wpmidia_pointer” ao array $dismissed que vimos acima.

Ah! Antes que eu me esqueça, notem o seguinte:

Usei o ID do menu “Aparência” como local para o meu Pointer aparecer. Você pode definir o local que quiser, basta verificar o ID do elemento que você deseja apontar o “balãozinho” :-)

Simples e prático não é? Agora você também vai poder criar seus “Pointers” em seus temas ou plugins.

Se gostaram do snippet, curtam, compartilhem! E qualquer dúvida, basta enviar um comentário. :-)

 

Comentários ( 1 )

  • Adorei! Tentei fazer uma vez para um tema de um cliente mas larguei mão e meto o texto na aba Ajuda mesmo :)

Envie seu comentário

Resize-me!