04 out

Contact Form 7 – Filtrando SPAM com a ajuda do Akismet

Categoria: - Comentários (0)

ContactForm7 - Spam! E agora?

ContactForm7 – Spam! E agora?

SPAM – abreviação em Inglês de “Spiced Ham” (Presunto Condimentado) — é uma mensagem eletrônica (e-mail) não solicitada, enviada em massa.

Na sua forma popular, um “spam” consiste numa mensagem de correio eletrônico com fins publicitários. O termo “spam”, no entanto, pode ser aplicado a mensagens enviadas por outros meios e em outras situações até modestas. Geralmente, os “spams” têm caráter apelativo e na maioria das vezes são incômodos e inconvenientes — (fonte: Wikipédia)

Há muito tempo que tentamos combater essa praga, mas infelizmente ainda não é totalmente possível exterminá-la. Conseguimos até amenizar bastante este problema através do uso de algumas ferramentas de proteção. No WordPress contamos com o plugin “Akismet”, desenvolvido pelo pessoal da Automattic.

Neste artigo quero ensinar a vocês, como utilizar o Akismet para proteger os formulários do Contact Form 7.

Ultimamente eu tenho recebido muitas mensagens indesejadas através do meu formulário de contato. E foi pela necessidade de combater — ou pelo menos reduzir — o problema, que eu procurei por uma solução para usar com o Contact Form 7.

Foi quando eu decidi olhar com mais atenção o site do plugin e vi que eles já tem uma solução para nos ajudar com isto. É relativamente simples, só precisei fazer duas modificações nas configurações do meu formulário de contato. Fiz o teste e realmente funciona.

Sei que muitos irão me perguntar: “Mas, Míriam! Por que você não usou captcha?”

Captchas podem ser bem úteis em algumas situações, mas pessoalmente, eu não gosto. O uso de captchas pode desencorajar muitos usuários a enviar mensagens através de formulários (que por si já são chatos de preencher), sem contar que é um crime contra a acessibilidade, pois muitos leitores de tela, por exemplo, não conseguem acessá-los. Enfim, eu prefiro não usar.

Vamos ao que interessa?

Para usar o Akismet, você precisa ativá-lo e configurar uma chave de API para que ele funcione. Esta chave você pode conseguir através do site do plugin: http://akismet.com — clique no botão “Get started” e siga as instruções.

Akismet

Akismet — Conseguindo uma chave de API — http://akismet.com (clique na imagem para ampliar)

Feito isso, você já estará protegendo o formulário de comentários do seu site/blog dos “spams”.

Agora vá até as configurações do seu formulário de contato e adicione as seguintes opções do Akismet em seus respectivos campos, conforme abaixo:

  • akismet:author — adicione esta opção ao campo que aceita o nome de quem envia a mensagem.
    Exemplo: [text* your-name akismet:author]
  • akismet:author_email — adicione esta opção ao campo que aceita o e-mail de quem envia a mensagem.
    Exemplo: [email* your-email akismet:author_email]
  • akismet:author_url — adicione esta opção ao campo que aceita a URL do site de quem envia a mensagem (caso seu formulário de contato possua este campo).
    Exemplo: [text your-url akismet:author_url]
Contact Form 7 - Akismet Configurações

Contact Form 7 – Akismet Configurações (clique na imagem para ampliar)

Quando pelo menos uma dessas opções são definidas, o Contact Form 7 enviará para o Akismet estas entradas, então o Akismet julgará se a mensagem se trata de um “spam” ou não.

Se o Akismet julgar que a mensagem é um “spam”, o Contact Form 7 cancelará o envio e exibirá uma mensagem de erro com borda laranja.

ContactForm7 - Alerta de Spam

ContactForm7 – Alerta de Spam (clique na imagem para ampliar)

Tenho certeza que esta solução vai reduzir bastante a incidência de “spams” no seu site!

Se você achou esse artigo útil, compartilhe! E qualquer dúvida, basta enviar um comentário :-)

Envie seu comentário

Resize-me!