12 jun

Usando ‘$’ ao invés de ‘jQuery’ no WordPress

Categoria: - Comentários (0)

“Escrever menos e fazer mais”. É este o lema do jQuery, uma biblioteca de funções de Javascript, de formato leve, sintaxe simples e fácil de aprender.

Para usar o jQuery em seus plugins e temas “da maneira certa” tudo o que você precisa fazer é “enfileirá-lo” (o tão famoso “enqueue”), provavelmente em seu arquivo functions.php:

Este jQuery nativo está em modo de compatibilidade por padrão, para que não gere conflitos com outras bibliotecas javascript, como Mootools ou Prototype.

Muitos desenvolvedores de plugins e temas, cientes disso, usam jQuery() ao invés de $() por segurança. Veja:

Aqui está o problema… escrever ‘jQuery’ diversas vezes em um script dificulta a leitura e aumenta o tamanho do arquivo. Que tal parar de fazer isso?

Se o script está sendo carregado no rodapé (espero que você esteja fazendo assim na maioria dos casos), você pode quebrar o código em uma função anônima:

Agora se for absolutamente necessário carregar os scripts no cabeçalho, você provavelmente vai precisar usar uma função que carregue seus scripts quando o DOM for carregado, ou seja, jQuery( document ).ready( function(){ } ). Neste caso, você poderá passar o símbolo $ dentro da função:

Ao informarmos o $ na função, podemos utilizar o símbolo no código, sem precisar escrever jQuery a cada nova instrução.

Espero que tenham gostado do post. Qualquer dúvida, comentem!

Nota: Este post é uma tradução livre do post original em Digging Into WordPress.

Tags: jQuery

Envie seu comentário

Resize-me!