04 jul

10 hacks úteis para customizar o painel de controle do WordPress

Categoria: - Comentários (26)

O painel administrativo é a parte essencial do WordPress. É através dele que temos acesso, além de todo o conteúdo do nosso site, aos temas, plugins e outras configurações importantes.

Mas nós, enquanto desenvolvedores, temos que ter muito cuidado ao permitir que nossos clientes tenham acesso à determinados recursos. Um cliente “desavisado” ou “curioso” pode botar tudo a perder com apenas alguns cliques.

Para evitar surpresas desagradáveis, aqui vão alguns snippets que podem ser úteis na customização do painel administrativo do WordPress.

Atenção: Como sempre, toda e qualquer alteração feita no WordPress, deve ser feita a partir do arquivo functions.php do tema ativo ou através de plugins. Mas no nosso caso, vamos fazer alterações simples que não necessitam de plugins para ter efeito.

1) Removendo a aba “Opções de Tela”

Não precisa desta aba? Aqui vai um snippet simples para ajudar a remover esta aba.

2) Alterando a frase “Digite o título aqui” (“Enter the title here”, em instalações em inglês)

Se por algum motivo você precisar alterar a frase “Digite o título aqui”, aqui vai um snippet simples que pode ajudá-lo com isso.

Se precisar alterar apenas para um Custom Post Type, o código será este:

3) Alterando o texto do rodapé do painel administrativo

O texto padrão que o WordPress insere no rodapé do painel administrativo é “Obrigado por criar com o WordPress”. Mas em algumas situações é interessante removermos isso ou alterar para um texto customizado. Aqui vai uma forma bem simples de se fazer essa alteração:

4) Desativando a mensagem “[...] Por favor, atualize agora”

Segurança é, de fato, um assunto muito importante em se tratando de sites na internet. Por este motivo, você deve sempre manter suas instalações de WordPress atualizadas para evitar riscos. O WordPress nos avisa sempre que há uma atualização nova, mas muitas vezes, nossos clientes é que vão administrar seus sites e algumas mensagens e tarefas só devem ser realizadas por quem tem mais experiência com o sistema. Neste caso, esconder ou desativar a mensagem de aviso de atualização disponível é uma opção interessante. Veja como fazer isso:

Usando a função current_user_can() nós conseguimos verificar a capacidade que o usuário logado tem. Se ele não puder editar usuários (edit_users), então ele não é administrador, logo, não poderá ver a mensagem de atualização disponível.

5) Customizando a tela de login do seu painel administrativo WordPress

O WordPress possui um design bastante clean e simpático, mas é interessante podermos customizar a página de login em projetos onde o cliente é quem vai administrar seu site. Adicionar o logotipo da empresa, alterar as cores do fundo, etc. são recursos muito bacanas. Veja como fazer uma tela de login diferenciada:

1) Crie um arquivo login-style.css e salve-o na pasta do seu tema. Nele coloque os estilos que vão alterar a “cara” da página de login padrão do WordPress. Abaixo seguem algumas propriedades básicas, mas você pode usar todo o seu potencial de desenvolvedor front-end nisso. Use o Chrome Inspector ou o Firebug para achar as propriedades que deseja alterar e mãos à obra!

Após criar os estilos, coloque o seguinte código no arquivo functions.php do seu tema:

Este código irá inserir o seu arquivo login-style.css ao header da sua página de login.

Em seguida, vamos alterar a URL do logo, fazendo com que ao clicarmos no logotipo da empresa, sejamos levados para a página inicial do site, ao invés de sermos levados para a página do wordpress.org. Coloque o código abaixo, também no functions.php, na sequência:

E finalmente, vamos alterar o título do logo, para que ao passarmos o mouse sobre o logotipo da empresa, não apareça “Powered by WordPress”.

Usei get_option(‘blogname’) para pegar o nome do site, conforme configurado em CONFIGURAÇÕES > GERAL. Mas você pode colocar o que quiser nesta função, desde que seja uma string entre aspas, caso não utilize uma função.

6) Alterando a cor da Admin Bar

É bastante interessante poder customizar algumas cores do painel administrativo. O snippet abaixo é bem simples, mas com ele você conseguirá alterar a cor da barra administrativa — “Admin Bar” — veja como:

7) Desativando alguns “Dashboard Widgets”

Os dashboard widgets são uma espécie de metaboxes localizados na página principal do WordPress. Os principais são “Agora”, “Comentários”, “QuickPress”, “Rascunhos recentes”, “WordPress Blog” e “Links de entrada”.

Dashboard Widgets: Right Now widget

Dashboard Widgets: Right Now widget (clique na imagem para ampliar)

Assim como as demais customizações, manter essa tela um pouco menos “poluída” seria interessante. O snippet abaixo mostra como desativar alguns widgets da página principal do painel administrativo:

8) Criando um “Dashboard Widget” customizado

Pode ser que em algum projeto você precise incluir um widget customizado na página inicial do WordPress. Veja como conseguimos este resultado com o snippet abaixo:

9) Removendo alguns itens do menu do painel administrativo

Assim como já foi dito anteriormente, muitas vezes alguns recursos devem ser desativados para os nossos clientes, mantendo-os apenas para nós, que administramos o sistema como um todo. Há como desativar alguns itens do menu, dependendo do usuário que estiver acessando o painel. Isso nos dá a flexibilidade de criar uma estrutura de gerenciamento mais compacta, de fácil manuseio. Veja abaixo o código que nos permite fazer esta customização:

10) Aplicando cores diferentes na listagem de posts, conforme seus status

Este snippet é bem interessante. Com ele nós podemos determinar uma cor diferente para cada post da listagem no editor, dependendo de seus respectivos status (Publicado, Rascunho, Pendente, Privado etc). Veja como:

Listagem de posts depois das modificações

Listagem de posts depois das modificações (clique na imagem para ampliar)

Bom, por enquanto é só pessoal. Como sempre, se tiverem alguma dúvida, basta enviar um comentário. Se gostaram do artigo, clique em Curtir, compartilhe! :-)

 

 

Comentários ( 26 )

  • I don’t know if it’s just me or if everybody else
    experiencing issues with your website. It looks like some of the text in your posts are running off the screen. Can somebody else
    please comment and let me know if this is happening to them
    too? This might be a problem with my browser because I’ve had this happen before.
    Thanks

    • wpmidia

      Hello! Thanks for the feedback.
      I opened my website in all browsers (on Windows) and everything is normal.
      Do you use Mac?

  • Muito boas Essas dicas Valeuuuuuu

  • claudio

    Olá, excelentes dicas, utilizo algumas sempre.
    Minha dúvida é como faço para tirar a mensagem “Bem-vindo”, que fica nas “Opções de Tela”. Removi as outras, mas essa não deu certo.
    Obrigado.

  • Jhonathan

    Dicas show de bola!
    Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco.
    Abraço

  • Ricardo

    Muito obrigado sr. autor pelas dicas tão valiosas , realmente me foram muito úteis, é por pessoas como você que a internet é tão rica em informação e bom conteúdo,

    MUITO OBRIGADO !

Envie seu comentário

Resize-me!