21 jun

Nove mitos do WordPress que podem surpreender você

Categoria: - Comentários (6)

Se você está começando a usar o WordPress, é bem provável que tenha ouvido vários comentários a respeito dele. Mas nem todas as informações são realmente verdadeiras.

Mitos ou Verdades? Vamos saber?

Mito 1 — Muitos plugins ativos podem deixar seu site lento.

[VERDADE] Mas depende de quais plugins você tiver. De acordo com Mike Little, co-fundador e desenvolvedor do WordPress, alguns plugins são lentos, outros são mais rápidos e ainda alguns plugins não afetam em absolutamente nada. Alguns plugins são desenvolvidos para fazer seu site ficar mais rápido, como é o caso dos plugins de cache.

Mito 2 — Plugins inativos podem deixar seu site lento.

[MITO] Plugins inativos não tem nada a ver com a velocidade do seu site. É importante notar, porém, que plugins inativos, entre outras coisas, devem ser mantidos atualizados. Plugins desatualizados, mesmo que inativos, podem causar risco de segurança.

Sugiro que você mantenha apenas aqueles plugins que realmente precisa usar.

Mito 3 — Temas inativos podem deixar seu site lento.

[MITO] Temas inativos, assim como os plugins, não tem nada a ver com a velocidade do seu site. E assim como os plugins inativos, devem ser mantidos atualizados.

Da mesma forma que os plugins inativos, mantenha apenas os temas que você realmente precisa em seu site.

Mito 4 — Muitas revisões podem deixar seu site lento.

[MITO] As revisões não afetam a velocidade do seu site. Eu gosto da perspectiva de Mike sobre esse assunto, como foi apresentado em uma de suas palestras em fevereiro passado:

“O WordPress é inteligente o suficiente para ignorar as revisões no “front-end” e o MySQL é inteligente o suficiente para fazer com que várias revisões não façam diferença para a velocidade de consulta.”

Revisões, contudo, ocupam espaço no banco de dados. Se você quiser, pode desativar as revisões inserindo o seguinte comando no arquivo wp-config.php:

Ou pode definir um número limite para o salvamento de revisões:

Dessa forma, você diz ao WordPress para manter apenas 10 revisões para cada post.

Mito 5 — Manter muito “lixo” ou não limpar a lixeira deixa seu site lento.

[MITO] Manter a lixeira cheia não afeta a velocidade do seu site, como no caso das revisões. Isso só vai ocupar espaço no banco de dados.

Uma boa dica é adicionar o seguinte comando no arquivo wp-config.php:

O comando acima irá limpar a lixeira após 30 dias automaticamente.

Ainda de quebra, você pode querer otimizar o banco de dados, que tal? Basta adicionar o comando abaixo, também no arquivo wp-config.php:

Mito 6 — O WordPress foi feito para blogs.

[VERDADE] É verdade que o WordPress foi feito para gerenciar blogs, mas não somente blogs.

O Wikipédia afirma que o WordPress é uma ferramenta para blogs gratuita, de código aberto e também um sistema de gerenciamento de conteúdo dinâmico.

E você, o que acha?

Mito 7 — O WordPress não é profissional.

[Mito] Várias grandes empresas nacionais, internacionais e governamentais estão usando o WordPress como gerenciamento de conteúdo.

Mito 8 — Sites feitos com WordPress são de baixa qualidade.

[VERDADE] É verdade que existem muitos sites de baixa qualidade na internet. No entanto, não é o WordPress que faz com que os sites sejam assim, mas sim seus proprietários, “designers” e desenvolvedores. Felizmente existem muitos sites na internet de excelente qualidade também.

Mito 9 — O WordPress é inseguro.

[MITO] O WordPress pode ser tão seguro quanto qualquer outro site na internet. A história mostra que o WordPress não teve um grande problema de segurança em mais de 2 anos.

Quanto mais precauções você tomar para proteger o seu site, mais seguro ele será.

Como dito anteriormente, temas e plugins desatualizados podem abrir brechas de segurança, assim como qualquer coisa em seu site que não estiver atualizada. Até mesmo empresas de hospedagem podem ser a raiz de alguns problemas de segurança.

Por isso, é FUNDAMENTAL manter o WordPress, seus temas e seus plugins atualizados e escolher uma boa empresa para hospedar o seu site.

Existem muitos outros mitos a respeito do WordPress. Se você souber de algo ou quiser comentar algo relacionado a estes mitos, sinta-se a vontade para comentar abaixo.

Referências:

Nota: Este post é uma tradução livre do post original publicado em http://wpmu.org/9-wordpress-myths-that-might-surprise-you/

Comentários ( 6 )

  • David

    Excelente assunto, e muito bem traduzido.

    Vc acha que um plugin para WP pode interferir com o layout, e outras funcionalidades do site principal, como outros plugins ligados ao sistema de pagamentos de e-commerce (paypal)?

    Obrigado!

  • Essa

    Para todo mundo que acredita na eficiência do wordpress e não se preocupa com todos esses mitos, quero recomendar uma ferramenta que ajuda muito no processo de localização: https://poeditor.com/. Tem um plugin especial que permite que o tradutor para trabalhar diretamente do wordpress com as ferramentas úteis de poeditor.

  • Espero ansiosamente estes tutoriais… tenho livro, video-aulas, estou me empenhando em arrumar tempo e sempre é bom uma visão diferente pra ajudar compreender melhor.
    Eu já acompanho teu trabalho no Grupo WordPress Brasil no Facebook…
    Abraços

  • Muito inteligente este artigo, Miriam, parabéns…
    Estou dando os primeiros passos em desenvolvimento e escolhi o WP como ferramenta, estou aprendendo como desenvolver um tema para WP e estas dicas servem como resposta para muitos clientes.
    Valeu.

    • wpmidia

      Muito obrigada Netto!
      Na realidade este post foi apenas uma tradução do original em inglês, então os méritos não são meus, mas enfim, eu agradeço mesmo assim. =)

      Eu estou preparando uma série de posts ensinando como trabalhar com o WordPress, desde a instalação até a montagem de temas. Acredito que será bastante útil pra você nesse início. Precisando de ajuda, conte comigo!
      Abraços e obrigada pela visita. =)

Envie seu comentário

Resize-me!